sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Como Preparar, de manhã, 4 Filhos Para a Escola


É muito raro conseguirmos estar os dois de manhã para dividir a logística de preparar e levar os 4 putos à escola. Normalmente alternamos os dias e, enquanto um sai de casa para ir trabalhar, o outro fica com essa responsabilidade.

Esta 5ª feira foi o meu dia...

A preparação começou na véspera com a Sara a deixar a roupa de cada miúdo preparada nos respectivos quartos, como faz quase todos os dias (quando ela se esquece ou não pode, e sou eu a escolher a roupa, vai tudo para a escola de fato de treino...).

Às 7.20h tocou o despertador da Sofia que se deixou ficar na cama até às 7.35h, a pensar naquelas coisas importantíssimas em que a Sofia pensa todos os dias: porque é que as árvores têm folhas? Porque é que não há ornitorrincos em Portugal? Se os gatos falassem o que é que diriam? Etc.

Às 7.30h acordámos nós. A Sara vestiu-se, tomou o pequeno almoço e saiu, e eu preparei-me para o pior.

Fui buscar o Simão à cama e como reparei que a fralda estava a abarrotar e fui à gaveta buscar uma fralda nova.

"Porra, só há mais uma fralda!!!!! Como é que não vimos isto ontem??? É melhor não mudar já... O miúdo ainda pode fazer algum cocó matinal e depois não tenho fralda para o mudar, antes de o levar para a escola", pensei eu...

Nesta altura reparei que a Sara não tinha escolhido a roupa do Simão, de forma que tive de escolher umas calças, uns ténis, uma camisa, uma camisola e um casaco.

Comecei a ficar com calor e despi  a sweat-shirt...

Por esta altura já a Petra tinha acordado e gritava do seu quarto:
"- Papá, vem me buscá!!! A Peta já acodou!!! Papá!!!! Papá!!!"

Agarrei na Petra com um braço enquanto segurava o Simão com o outro, pus a roupa dos dois em cima do ombro, agarrei nos sapatos com os dentes e desci lá para baixo.

A Sofia está sentada a comer os cereais com o cabelo a parecer um mau dia da Amy Winehouse.

"- Sofia, não te penteias???"
"- Já me penteei, pai!!"
...

A Alice começa a descer a escadas e vem vestida de bailarina, com uma saia de tule, uma t-shirt cor de rosa e sandálias (e brincos de mola pendurados que nos obrigou a comprar...).

"- Alice???!!! O que é isso???? Onde é que está a roupa que a mãe escolheu???"
"- Papá...olha...eu gosto mais desta..."
"- Estás louca!!!????? Está um frio de rachar lá fora!!!! Vai vestir a tua roupa!!!
"- Mas, papá...."
"- Alice!!!!"
"- Mas, papá...."
"- Alice!!!! Já!!!"

Tirei a t-shirt e as meias e fiquei descalço e em tronco nu. Estavam 6 graus lá fora.

Preparei os cereais da Petra e o biberão do Simão. A Petra sentou-se à mesa a comer e deitei o Simão no sofá; acomodei-lhe o biberão com uma manta e deixei-o lá.

Aproveitei a acalmia dos dois mais novos e fui pentear o cabelo da Sofia que refila e queixa-se a cada movimento da escova.

Às 8.10ha sofia está despachada e sai de casa para ir para a escola de boleia com uma vizinha.
Às 8.13h a Sofia volta para casa porque se esqueceu de preparar o lanche e volta a sair às 8.17h.
Às 8.19h a Sofia volta para casa porque se esqueceu de me pedir dinheiro para carregar o cartão e volta a sair às 8.21h.

As aulas começaram às 8.20h.

A Alice desce as escadas muito contrariada porque não a deixei ir para a escola de tutu e senta-se a comer os cereais.

Vou buscar o Simão ao Sofá. Parece que metade do biberão lhe escorreu pelo pescoço, mas acho que não faz muito mal, porque a seguir vou-lhe mudar a roupa. Limpo com um toalhete e sigo.

Cheira-me um bocadinho a cocó.... "Ok, o Simão já deve ter feito cocó... vou esperar até mais perto da hora de sair de casa para o mudar", pensei.

Visto a Petra e mando Alice para a casa de banho lavar a cara e os dentes. Entretanto, o Simão não pára de chorar e dou-lhe uma bolacha para ver se ele se acalma.

Lavo a cara e os dentes à Petra e o Simão continua a chorar. Olho com mais atenção e vejo que o miúdo tem as calças e a barriga do pijama todas molhadas e acastanhadas. Não augura nada de bom...

Ok... O Simão fez uma borrada de dimensões épicas!!! Transbordou a fralda que já estava a abarrotar de xixi e escorreu para a barriga e pelas pernas.

Dispo o Simão e vou para o lavatório lavá-lo.

A Petra começa a chorar porque a Alice não a deixa brincar com um boneco que diz ser dela e que já não usa desde 2014.

Já lavei o Simão e vou vesti-lo.
A roupa que escolhi não lhe passa na cabeça.
Grito para a Alice parar de chatear a Petra e para ir lá acima buscar uma camisola qualquer para o Simão.
Os ténis que escolhi não lhe servem.
Grito para a Alice parar de chatear a Petra e voltar lá acima buscar uns ténis quaisquer para o Simão.
A Alice refila comigo.

Consigo vestir o Simão, vou à casa de banho lavar-lhe a cara e os dentes, visto-me, lavo a cara e os dentes, penteio a Alice e a Petra, e mando tudo para o carro.

Sento os miúdos no carro, prendo tudo com os cintos de segurança e quando me preparo para arrancar a Alice diz-me:
"- Papá, preparaste-me o lanche?"

Saio do carro, entro em casa, preparo o lanche e volto para o carro.
A Petra e o Simão estão a chorar porque eu saí do carro.

Arranco para os deixar na escola.

E o que é que esta 5ª feira teve de especial?

Nada...

Foi um dia igual aos outros.


Sem comentários:

Enviar um comentário